segunda-feira, 20 de maio de 2013

ARCO IRIS (de Mario Benedetti)


A veces
por supuesto
usted sonríe
y no importa lo linda
o lo fea
lo vieja
o lo joven
lo mucho
o lo poco
que usted realmente
sea

sonríe
cual si fuese
una revelación
y su sonrisa anula
todas las anteriores
caducan al instante
sus rostros como máscaras
sus ojos duros
frágiles
como espejos en óvalo
su boca de morder
su mentón de capricho
sus pómulos fragantes
sus párpados
su miedo

sonríe
y usted nace
asume el mundo
mira
sin mirar
indefensa
desnuda
transparente

y a lo mejor
si la sonrisa viene
de muy
de muy adentro
usted puede llorar
sencillamente
sin desgarrarse
sin deseperarse
sin convocar la muerte
ni sentirse vacía

llorar
sólo llorar

entonces su sonrisa
si todavia existe
se vuelve un arco iris.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Um pouco de sabedoria pra começar o dia

Com tanta gente hoje em dia tratando suas relações como uma troca empresarial praticamente, e aí estão camuflando o seu egoísmo, a megalomania e o individualismo, e não o companheirismo... veio essa leitura hoje de manhã:

"O amor é uma doação e não uma exigência.
Quem realmente ama dá tudo e nada pede.
Quem pede e exige da pessoa que diz amar demonstra que verdadeiramente não ama; ao contrário, revela egoísmo em alto grau.
Amar não é receber, é dar.
Não é pedir, mas proporcionar felicidade desinteressadamente."

O que eu mais vejo é esse contrário do amor: exigências, xingamentos causados por atitudes vistas como não recíprocas de "amor", olho por olho... transformaram o amor em um negócio, em business, onde quem dá mais receberá mais!?
Estamos perdidos.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Atenção ao nosso bem-estar: DEFESA ENERGÉTICA


Todos nós sabemos que as energias negativas são uma das maiores preocupações do ser humano. Elas nos alcançam em qualquer lugar do planeta. Mas, podemos nos defender, começando a tomar uma série de atitudes e providências. Abaixo segue seis dicas para começar a combatê-las.

1. NÃO TEMER NINGUÉM
Uma das armas mais eficazes na subjugação de um ser é impingir-lhe o medo. Sentimento capaz de uma profunda perturbação interior, vindo até a provocar verdadeiros rombos na aura, deixando o indivíduo vulnerável a todos os ataques. Temer alguém significa colocar-se em posição inferior, temer significa não acreditar em si mesmo e em seus potenciais; temer significa falta de fé.
O medo faz com que baixemos o nosso campo vibracional, tornando-nos assim vulneráveis às forças externas. Sentir medo de alguém é dar um atestado de que ele é mais forte e poderoso. Quanto mais você der força ao opressor, mais ele se fortalecerá.

2. NÃO SINTA CULPA
Assim como o medo, a culpa é um dos piores estados de espírito que existem. Ela altera nosso campo vibracional, deixando nossa aura (campo de força) vulnerável ao agressor. A culpa enfraquece nosso sistema imunológico e fecha os caminhos para a prosperidade. Um dos maiores recursos utilizados pelos invejosos é fazer com que nos sintamos culpados pelas nossas conquistas. Não faça o jogo deles e saiba que o seu sucesso é merecido.. Sustente as suas vitórias sempre!

3. ADOTE UMA POSTURA ATIVA
Nem sempre adotar uma postura defensiva é o melhor negócio. Enfrente a situação. Lembre-se sempre do exemplo do cachorro: quem tem medo do animal e sai correndo, fatalmente será perseguido e mordido. Já quem mantém a calma e contorna a situação pode sair ileso. Em vez de pensar que alguém pode influenciá-lo negativamente, por que não se adiantar e influenciá-lo beneficamente? Ou será que o mal dele é mais forte que o seu bem? Por que será que nós sempre nos colocamos numa atitude passiva de vítimas? Antes que o outro o alcance com sua maldade, atinja-o antecipadamente com muita luz e pensamentos de paz, compaixão e amor.

4. FIQUE SEMPRE DO SEU LADO
A maior causa dos problemas de relacionamentos humanos é a “Auto-Obsessão”.
A influência negativa de uma pessoa sobre outra sempre existirá enquanto houver uma idéia de dominação, de desigualdade humana, enquanto um se achar mais e outro menos, enquanto nossas relações não forem pautadas pelo respeito mútuo. Mas grande parte dos problemas existe porque não nos relacionamos bem com nós mesmos.
“Auto-Obsessão” significa não se gostar, não se apoiar, se autoboicotar, se desvalorizar, não satisfazer suas necessidades pessoais e dar força ao outro, permitindo que ele influencie sua vida, achar que os outros merecem mais do que nós. Auto-obsediar-se é não ouvir a voz da nossa alma, é dar mais valor à opinião dos outros.
Os que enveredam por esse caminho acabam perdendo sua força pessoal e abrem as portas para toda sorte de pessoas dominadoras e energias de baixo nível. A força interior é nossa maior defesa.

5. SUBA PARA POSIÇÕES ELEVADAS
As flechas não alcançam o céu. Coloque-se sempre em posições elevadas com bons pensamentos, palavras, ações e sentimentos nobres e maduros.
Uma atmosfera de pensamentos e sentimentos de alto nível faz com que as energias do mal, que têm pequeno alcance, não o atinjam. Essa é a melhor forma de criar “incompatibilidade” com as forças do mal. Lembrem-se: energias incompatíveis não se misturam.

6. FECHE-SE ÀS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS
As vias de acesso pelas quais as influências negativas podem entrar em nosso campo são as portas que levam à nossa alma, ou seja, a mente e o coração. Mantenha ambos sempre resguardados das energias dos maus pensamentos e sentimentos, e fuja das conversas negativas, maldosas e depressivas.
Evite lugares densos e de baixo nível. Quando não puder ajudar, afaste-se de pessoas que não lhe acrescentam nada e só o puxam para o lado negativo da vida. O mesmo vale para as leituras, programas de televisão, filmes, músicas e passatempos de baixo nível.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Citação de Umberto Eco:

"A ficção nos proporciona a oportunidade de utilizar infinitamente nossas faculdades para perceber o mundo e reconstruir o passado. (...) E é por meio da ficção que nós, adultos, exercitamos nossa capacidade de estruturar nossa experiência passada e presente."

Em Seis Passeios pelo Bosque da Ficção.

segunda-feira, 11 de março de 2013

domingo, 10 de março de 2013

Mumford & Sons





Tô amando essa banda. Boa trilha, boas letras, pra viajar cantando bem alto, com os vidros bem abertos. Hmmm, pra correr forte tb.

domingo, 3 de março de 2013

Num momento de desordem

"Quando, de repente, se dá uma desordem, um furor, podemos nos perguntar: o impulso que era forte demais? Ou a resistência fraca demais?" - Morin.

É... se existir a desordem, as reações escolhidas serão sempre individuais. A culpa nunca é do que é externo.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Um trecho...

"Nosso pensamento deve investir no impensado que o comanda e o controla. Nós nos servimos de nossa estrutura de pensamento para pensar. Será preciso também nos servirmos de nosso pensamento para repensar nossa estrutura do pensamento. Nosso pensamento deve retornar à sua fonte em forma de circuito interrogativo e crítico. Senão, a estrutura morta continuará a guardar pensamentos petrificadores."

Morin, Edgar. O Método 1.

Para mim, resumiu a minha busca dentro de um tratamento psicanalítico e na vida diária. E haja coragem para quebrar as velhas estruturas quase escondidas do pensamento.

Revisando os clássicos!



Morin, Morin, como eu gosto de ti e do teu texto!

Meu trabalho proporciona esses momentos prazerosos, o de ler e trabalhar com autores-filósofos como ele.
Pensamentos coerentes, lógicos e ao mesmo tempo humanos e sociais. Que ser fantástico!
Hoje e mais uns bons dias estarei revisando e saboreando O Método 1, da Editora Sulina.

Obrigada, seu Edgar! E gracias, Sulina!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Quando o corpo diz: "Corra!"... Corra.

"The adrenal system reacts to stress by releasing hormones that make us alert and reactive. The problem is, the adrenal system can't tell what's a regular case of nerves, and what's real impending disaster... The body doesn't know the difference between nerves and excitement, panic and doubt, the beginning and the end. The body just tells you to get the hell out. Sometimes you ignore it... That's the reasonable thing to do. But sometimes you listen; you're supposed to trust your gut. Right? When the body says run... Run!" - Meredith Grey - Grey's Anatomy

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Itália

Após assistir a "Cartas para Julieta", tenho a impressão de que quando chegar a Roma, Verona, Siena... não vou querer voltar.